terça-feira, 16 de outubro de 2012

NÓS APOIAMOS O ALEITAMENTO MATERNO

Terça-feira,dia 2 de outubro, recebemos na escola de Escapães uma equipa de três enfermeiros que nos vieram falar da importância das mães darem leite materno aos bebés. Era a Semana Mundial do aleitamento materno.
Primeiro, estivemos a ver um filme que nos mostrava a felicidade da mãe quando está a amamentar o bebé e vimos como esse bebé se sentia alegre e amado pela família.
A seguir, os enfermeiros perguntaram-nos o que tínhamos visto, se tínhamos irmãos bebés também a mamar na maminha da mãe.
Nós descobrimos que havia muitos de nós com irmãos ou primos que tínhamos visto mamar.
Depois foi-nos explicado que o leite materno era importante porque era o mais próprio para nós, mas o mais importante era o amor com que se dava o biberão para as mães que não podem amamentar.
Mas o que nós gostamos mais foi do teatro! O senhor enfermeiro fez de irmão mais velho e uma das enfermeiras fez de mãe a amamentar. Nós tivemos que estar muito atentos porque a seguir tínhamos que fazer um jogo em que entravam palavras com as qualidades do leite materno.
Estivemos mesmo muito atentos! Os dois grupos que participaram no jogo de demonstração acertaram nas palavras que passamos a citar:
"Saboroso”; “Saudável”; “Limpo”; “Quentinho”; “Bom”; “Barato” “Suficiente”; “Melhor”; “Protetor”; “Pronto”.
Nós gostamos muito de ter participado neste encontro de saúde porque ficamos a saber mais e sensibilizados para a importância de se dar de mamar.

Texto coletivo do 2º ano